1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Veja o que muda no Fies 2018 para o ensino superior

O governo federal anunciou algumas mudanças para o FIES no ano que vem. Por exemplo, todos os estudantes que contratarem o financiamento a partir de 2018 terão as parcelas do financiamento descontadas diretamente do seu salário após se formarem e obterem um emprego.

Antigamente, os candidatos tinham 18 meses depois de se formarem para começar a pagar as parcelas, e elas não eram debitadas automaticamente. Diversas outras mudanças foram anunciadas, e você confere todas a seguir.

Renda familiar fies 2017 x renda familiar fies 2018

A renda familiar máxima exigida para que os estudantes pudessem contratar o financiamento também se alterou. Até esse ano, os estudantes podiam ter uma renda bruta per capita familiar de, no máximo, três salários mínimos. Com a mudança, a renda máxima pode variar de três a cinco salários mínimos, de acordo com a modalidade que o estudante desejar, já que agora existirão 3.

Tipos de contrato fies 2017 x tipos de contrato fies 2018

O FIES passará a ter três tipos de contrato, ou seja, três modalidades. Em cada uma delas haverá uma exigência de renda que pode variar entre os valores já mencionados acima. O primeiro tipo de contrato é voltado para estudantes que tenham uma renda de até três salários mínimos.

Serão um total de 100 mil vagas em 2018 e todos os recursos serão provindos da União. Nesse contrato as taxas de juros serão de 0% e as prestações serão debitadas diretamente da folha de pagamento do estudante.

Fies 2018

Fies 2018. Imagem:divulgação

O segundo contrato é voltado apenas para estudantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste que possuam uma renda familiar de até cinco salários mínimos. Serão 150 mil vagas e os investimentos serão dos fundos constitucionais regionais. Os juros serão de 3% ao ano.

O último tipo de contrato será para estudantes de todo o país que possuam renda de até cinco salários mínimos; serão 60 mil vagas e o investimento será principalmente do BNDES.

Valor das parcelas Fies 2017 x valor das parcelas Fies 2018

Antigamente os valores das parcelas do FIES eram variáveis, de acordo com cada contrato e com a fase de amortização do estudante. Além disso, o estudante pagava através de boleto bancário mensal. Agora, as parcelas serão de, no mínimo, 10% da renda mensal do estudante e serão descontadas na folha de pagamento, garantindo assim o pagamento de todo o financiamento.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições segunda chamada Fies 2017

Carência Fies 2017 x Carência Fies 2018

Como mencionamos, os estudantes após terminarem o curso tinham até 18 meses de carência para conseguirem um bom emprego e começarem a arcar com as mensalidades. A partir de 2018, não haverá mais carência, e o estudante terá que começar a pagar assim que conseguir um emprego.

Fies 2018

Fies 2018. Imagem:divulgação

Ou seja, supondo que o estudante termine o curso e consiga um emprego no mês seguinte, ele já começará a pagar quando receber o seu primeiro salário. Antigamente, mesmo que o estudante começasse a trabalhar logo após se formar, só começava a pagar após os 18 meses de carência.

Juros Fies 2017 x Juros Fies 2018

Até esse ano o FIES possui uma taxa de juros de 6,5% por ano. Com as mudanças, o primeiro tipo de contrato, denominado FIES 1, terá juros de 0% por ano; o segundo tipo de contrato, denominado FIES 2, terá juros de 3% mais a variação monetária. Para o FIES 3, o governo ainda não definiu o valor dos juros.

Valor financiado Fies 2017 x Valor Fies 2018

Houve mudanças também em relação ao valor financiado. Até então o estudante tinha conhecimento sobre o valor semestral do financiamento, mas com a mudança o estudante passará a ter conhecimento sobre o valor total de toda a sua graduação. Sendo assim, o valor contratado será válido para todo o período, não precisando ser renovada a cada semestre.

Acesse e saiba mais informações: Veja tudo o que você precisa para contratar o Fies 2017!

Cursos prioritários Fies 2017 x Cursos prioritários Fies 2018

O FIES até o ano de 2017 oferecia vagas para todos os cursos, no entanto, possuía alguns que eram prioritários, como, por exemplo, Medicina, Engenharias e Licenciaturas.

Fies 2018

Fies 2018. Imagem:divulgação

No novo FIES não foram apontadas novas prioridades para os tipos de cursos, sendo assim, tudo indica que não haverá mais.

Limite de mensalidade Fies 2017 x Limite de mensalidade Fies 2018

Por último, o limite de mensalidade também mudou. O valor máximo da mensalidade financiada era de até R$5 mil, com a mudança nenhum limite foi previsto, portanto não haverá um.

Com a proximidade do próximo ano as mudanças serão discutidas mais vezes e todas as dúvidas serão retiradas. Caso você ainda não tenha entendido com clareza alguma das mudanças, converse com seus amigos e leia atentamente notícias sobre o FIES, para que assim fique ciente de tudo que poderá ser feito a partir do ano que vem. Não deixe de acessar a nossa página para obter mais informações atualizadas com relação ao FIES 2018.

Comente (será moderado)