1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Veja como consultar o saldo devedor do FIES

Muitos estudantes de baixa renda tem a chance de cursar uma faculdade através do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse programa foi criado pelo Ministério da Educação através da Lei no 10.260, de 12 de julho de 2001 e financia os cursos superiores particulares que possuem uma boa avaliação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Financiamento cobre de 50 a 100% do valor das mensalidades para o aluno que participa do programa. O calculo é feito com base na renda e na mensalidade do curso.

Veja como consultar o saldo devedor do FIES

Veja como consultar o saldo devedor do FIES. Imagem:divulgação

Durante o curso da graduação, o estudante paga o valor de 150 reais a cada três meses, referentes aos juros do financiamento, porém é o governo que custeia o valor integral das mensalidades repassando a quantia para as universidades.

Somente um ano e meio após a formatura é que o aluno que foi beneficiado com o Fies começa a restituir o governo com juros de 6,5%. O prazo total para que o profissional quite sua dívida com o governo, é de três vezes a duração do curso e mais um ano. Para se cadastrar no Fies, é preciso que o indivíduo tenha feito no mínimo 450 pontos no Enem e que a família tenha uma renda de até três salários mínimos por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Resultado ENEM 2016 – Veja sua nota agora mesmo!

Como, onde e o que é preciso para consultar o saldo devedor?

Para consultar o saldo devedor você deve acessar o site do simulador do FIES pelo portal do financiamento ou da Caixa Econômica Federal, ou do Banco do Brasil. Esses dois são os bancos oficiais do FIES. É importante fazer essa simulação antes de fazer a inscrição para que você possa verificar o valor do saldo devedor e também das prestações a serem cobradas.

O simulador ajuda o estudante a ter uma noção do quanto ele vai gastar futuramente para que possa se planejar da melhor forma possível para quitar a dívida mês a mês, pois é importante lembrar que ao final do curso superior, o estudante repõe ao governo – com juros – os gastos que o mesmo teve durante a graduação.

Veja como consultar o saldo devedor do FIES

Veja como consultar o saldo devedor do FIES. Imaem:divulgação

Esse financiamento tem três etapas bem definidas: a utilização, a carência e a amortização. O que isso quer dizer? Que você precisa antes de mais nada confirmar o financiamento para que depois de terminar o período de carência começar a pagar.

Para fazer essa consulta, o indivíduo deve informar alguns dados e ter a consciência que os resultados gerados pelo simulador provém das informações cedidas pelo estudante. Portanto, é necessário informar o valor da mensalidade como todos os descontos oferecidos pela universidade, exceto o valor da bolsa.

Consultar o saldo do FIES na Caixa Econômica Federal

Segundo o simulador da Caixa, os valores de taxa de juros devem ser aqueles apresentados no contrato conforme a regulamentação. Contratos firmados até 2005 tem taxas de juros de 9% ao ano. Os do segundo semestre de 2006 até o segundo semestre de 2009 tem taxas de juros de 3,5% ao ano para cursos de pedagogia, licenciatura, normal superior e os cursos constantes do Catálogo de Cursos Superiores de Tecnologia e de 6,5% ao ano para os demais cursos.

Veja como consultar o saldo devedor do FIES

Veja como consultar o saldo devedor do FIES. Imagem:divulgação

Os firmados a partir do primeiro semestre de 2010 tem 3,4% de juros ao ano. Os contratos feitos a partir do segundo semestre de 2015 tem taxa de 6,5% de juros ao ano.

Na hora de preencher o formulário, dados como, data de assinatura do contrato, data dos aditamentos, datas das prestações, valores de prestações, de semestralidade, do financiamento e as taxas de juros vão acarretar em variações dos valores oferecidos pelo simulador.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Consultar o saldo do FIES no Banco do Brasil

De acordo com o simulador do Banco do Brasil, as características de quitação do FIES são taxas de juros de 6,5% ao ano, durante todo o curso e também nos 18 meses de carência, o estudante para parcelas trimestrais de 150 reais e ao final desse período o saldo devedor será pago em três vezes o período financiado.

Se você se interessou pelo financiamento, faça uma simulação nos sites citados a cima, veja se encaixa no orçamento e se é possível arcar com as despesas depois e realize o seu sonho de cursar uma faculdade e ter melhores oportunidades no mercado de trabalho que está cada vez mais competitivo.

Comente (será moderado)