1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Simulador Caixa Fies 2017

O Fies é um dos sistemas do Governo que ajuda na formação de profissionais em cursos de graduação. Para a sua contratação os candidatos possuem diversas duvidas, sobre o tempo para pagar, as taxas de juros e o valor recebido por mês, para solucionar essas dúvidas, a Caixa oferece um simulador, e aqui você vai saber tudo sobre ele.

O que é o Fies?

Milhões de brasileiros sonham em realizar uma faculdade, mas muitos deles não conseguem realizar, devido ao custo das mensalidades. Na última década o Governo Federal lançou alguns programas para diminuir este problema, como o Prouni (Programa Universidade Para Todos), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

fies 2017

Fies 2017. Imagem:divulgação

Dessa forma o estudante pode ganhar bolsas parciais, de 50%, ou com benefício total, cobrindo todo o período de estudos no curso de graduação. O Fies é um empréstimo, para o aluno conseguir estudar, realizado através de bancos, como a Caixa Econômica Federal.

Para quem é disponibilizado o Fies?

O Fies é oferecido para as pessoas que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior e conseguiram nota mínima de 450 pontos, além de não ter zerado na redação. A renda per capita bruta mensal da família não pode ser maior do que dois salários mínimos e meio. A pessoa não pode ter formação superior completa. Quem recebe bolsas de 50% do Prouni poderá solicitar o Fies.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Documentos para inscrição

Simulador da Caixa Fies

O simulador da Caixa serve para orientar um candidato à vaga sobre o valor que irá pagar somando todo o financiamento, e também a quantia paga por mês. O primeiro passo para utilizar é clicar aqui(https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/Simulador/Simulador.asp), e role para baixo.

fies

Fies 2017. Imagem:divulgação

Em seguida informe o semestre que começara a utilizar o Fies, a duração do curso em semestres, se já fez algum, informar quantos por cento vai financiar, se já é bolsista do Prouni, o valor da mensalidade, quanto tempo deseja ficar em carência, e o dia para vencimento. Por fim, clique em “Continuar”, e irá aparecer um relatório com as informações sobre esses valores.

Fases do Fies

Os estudantes que receberem o auxílio do Fies irão passar por três fases. A primeira delas é chamada de Utilização, que funciona durante o período de formação, onde o aluno paga apenas os juros do financiamento, em parcelas trimestrais de no máximo R$ 50,00.

fies

Fies 2017. Imagem:divulgação

Em seguido vem o tempo de Carência, que começa a contar a partir do final do curso, onde é cobrada apenas a taxa trimestral, e dura um ano e meio. E por fim a Amortização, que pode ser realizada em no máximo três vezes o período de estudos, mais 12 meses, por tanto, se cursou durante oito semestres, terá até 13 anos para pagar.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Taxas de juros do Fies na Caixa

Os juros cobrados pelo Fies estão entre os mais baixos do mercado, quando o assunto é crédito estudantil. Quem realizou o contrato até 2005, paga 9% e juros ao ano.

Taxa de juros do Fies

Taxa de juros do Fies. Imagem:divulgação

Quem entrou para o Fies entre o segundo semestre de 2006 e o segundo semestre de 2009, paga entre 3,5% e 6,5% de juros ao ano. Quem começou a estudar com o Fies no primeiro semestre de 2010 paga 3,4% de juros por ano. A partir do segundo semestre de 2015, o valor cobrado subiu para 6,5% ao ano.

Como se inscrever no Fies?

Se você não conseguir uma bolsa no Sisu ou no Prouni, e achou o Fies interessante, poderá solicitar a inscrição seguindo alguns passos. A primeira etapa é acessar o site do Fies e realizar um cadastro, informando o CPF e criando uma senha.

inscrições fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

Em seguida o candidato deve acessar o SisFies (http://sisfies.mec.gov.br/) e efetivar o cadastro. Depois é necessário validar as informações na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino. Por fim, deve ir a um agente financeiro para formalizar o contrato.

Acesse e saiba mais informações: Resultado ENEM 2016 – Veja sua nota agora mesmo!

Expectativas do Fies para 2017

Com a mudança no comando do Governo Federal, houve corte no número de bolsas do Fies e do Prouni no segundo semestre de 2016, para 2017 a expectativa é que sejam oferecidas menos bolsas do que no ano passado. Dessa forma a nota conseguida no Enem passa ser ainda mais importante na disputa por uma vaga.

Comente (será moderado)