1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (15.656 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Redação do Enem 2017 – Saiba tudo sobre a nova regra!

Muitas mudanças para o ENEM a partir desse ano foram anunciadas com a liberação do edital do exame. Nem todos estão cientes dessas novas regras, ou pelo menos não entenderam o que elas realmente significam. Se você é uma dessas pessoas não se preocupe, aqui explicaremos com clareza o que mudou e porque as provas serão realizadas agora em dois domingos, além de outros detalhes importantes.

Leia tudo com calma antes de fazer sua inscrição, só assim saberá se é isso realmente que deseja.

Prova Enem será aplicada em dois domingos

Agora o Exame Nacional do Ensino Médio passará a ser aplicado em dois domingos consecutivos, não mais em um sábado e em um domingo. Por isso, este ano, as provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro. Outra mudança é a ordem das provas que também será diferente: no primeiro dia de provas, dia 5, os candidatos realizarão as questões de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, além da redação.

Redação do Enem 2017

Redação do Enem 2017. Imagem:divulgação

Isso mesmo, agora a redação será feita no primeiro dia, o que resulta em 5 horas e 30 minutos de prova. No segundo domingo, dia 12, serão as provas de Ciências da Natureza e Suas Tecnologias e Matemática e Suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Por que as provas passarão para os domingos?

Muitas pessoas se questionaram sobre o motivo pelo qual as provas passarão a ser realizadas apenas nos domingos e não mais nos sábados, como era até o ano anterior. Isso aconteceu porque com o exame sendo aplicado apenas nos domingos, os sabadistas poderão realizar as provas normalmente com os demais candidatos. Até o ano passado eles tinham que esperar até às 19 horas para iniciar o exame.

Acesse e saiba mais informações: Veja tudo o que você precisa para contratar o Fies 2017!

Por que a redação será aplicada no primeiro dia?

Outra mudança considerável é a da redação, que agora será feita no primeiro domingo. Segundo o INEP, essa mudança foi resultado de uma pesquisa feita com milhares de brasileiros, onde o resultado apontou que a maioria preferiria ter que realizar a prova no primeiro dia.

Redação do Enem 2017

Redação do Enem 2017. Imagem:divulgação

Isso garante que o candidato possa descansar e estudar um pouco mais para as questões do segundo dia do exame, aumentando suas chances de se saírem bem e com uma nota maior, já que não estarão pensando na redação. No entanto, ainda há pessoas que não gostaram da ideia e prefeririam fazer a redação no segundo dia.

Acesse e saiba mais informações: Fiador Fies 2017 – Veja as novas regras!

Outras mudanças no ENEM 2017

Além do que foi mencionado, o ENEM traz outras mudanças consigo. Por exemplo, o exame não poderá mais ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Milhares de pessoas todos os anos realizavam o exame justamente com esse objetivo, mas isso não poderá mais ser feito. Agora essa função voltará a ser apenas do Ecceja.

As provas desse ano também virão personalizadas: os cadernos de questões e o cartão-resposta terão o nome do candidato e o número de inscrição em suas respectivas capas.

Redação do Enem 2017

Redação do Enem 2017. Imagem:divulgação

Você se lembra que o ENEM também era usado para verificar o ensino nas escolas? Pois é, a partir desse ano, o resultado do ENEM por escola não será mais divulgado.

Isso porque o ENEM não foi criado para avaliar as escolas, e sim o desempenho dos alunos. O resultado individual do ENEM será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018, na Página do Participante. O resultado para os participantes treineiros deve ser divulgado em outra data incluída no edital do exame. Agora que você já sabe tudo sobre a prova, inscreva-se a partir do dia 8.

Comente (será moderado)