1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Prouni 2017 – Inscrições, vagas e cursos

O PROUNI foi criado pelo Governo há anos com o intuito de aumentar o número de estudantes no ensino superior e gerar mais oportunidades. Com o programa você consegue uma bolsa de estudos para estudar em uma instituição privada de ensino superior, pode realizar o seu sonho de uma graduação e ainda pagar bem pouco por isso (ou nada).

Assim como os demais programas do governo, para se inscrever no PROUNI é preciso a nota do ENEM. Esta será divulgada na quarta, dia 18, e por isso o PROUNI já possui uma previsão para o início das inscrições.

Prouni 2017

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2009 e desde então já beneficiou milhares de estudantes brasileiros de baixa renda que não possuíam condições de arcar com o ensino privado. Todos os anos o programa abre suas vagas duas vezes: uma em janeiro, após a divulgação da nota do ENEM, e a outra em junho, para ingresso no segundo semestre.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

As inscrições do primeiro semestre já possuem uma data para iniciar: 30 de janeiro. Anote essa data em sua agenda para não perder a chance de ingressar no ensino superior privado. Ainda não foi divulgado o número previsto de vagas este ano, mas a expectativa é de que continue na mesma média do ano anterior.

Inscrições Prouni 2017

As inscrições para o PROUNI 2017 irão acontecer exclusivamente pela internet, no portal http://prouniportal.mec.gov.br/. Você deve acessar o site no dia indicado e informar o seu número de inscrição e a senha do ENEM. Caso você tenha esquecido a sua senha, acesse a página do exame e escolha a opção “Esqueci minha senha”. Assim você poderá recuperar ou criar uma outra.

Inscrições Prouni 2017

Inscrições Prouni 2017. Imagem:divulgação

 

Com a senha recuperada e o portal acessado, você poderá se inscrever para duas opções de curso, em ordem de preferência. O candidato também deve escolher a que tipo de bolsa deseja concorrer e a modalidade. O resultado está previsto para sair na mesma semana, por isso acesse o site diariamente com seus dados para não perder a chance da matrícula.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Como funciona, regras, fiador e cadastro

Prouni Nota de Corte

O PROUNI abrange cursos de graduação não gratuitos em instituições privadas de todo o país. Para concorrer ao curso que você deseja, é possível escolher entre dois tipos de bolsa: integral e parcial. No momento da inscrição você escolhe uma, mas se for selecionado será preciso confirmar o requisito necessário.

Prouni nota de corte

Prouni nota de corte. Imagem:divulgação

Para a bolsa parcial, o candidato deverá comprovar possuir uma renda de até três salários mínimos por pessoa. Para a bolsa integral, a renda deve ser de até um salário mínimo e meio por pessoa. Você pode se inscrever para qualquer curso que esteja disponível no portal do PROUNI, desde que a instituição em questão esteja com vagas abertas. A lista dos cursos disponíveis só pode ser acessada no portal, mas antes você precisa definir a sua pesquisa: é possível pesquisar pelo nome da cidade, da instituição ou pelo próprio nome do curso desejado.

Prouni Vagas

Como falamos anteriormente, não há ainda um número estipulado de vagas disponíveis na primeira edição do PROUNI. Como o Governo vem fazendo muitos cortes e ajustes, é esperado apenas que o número de vagas fique na média do ano passado. Dessa forma o programa poderá continuar oferecendo um número considerável de oportunidades, sem exigir muito do orçamento.

Acesse e saiba mais informações: Como conseguir o Fies 2017

Prouni Resultado

Com as inscrições encerradas, o SisProuni será o responsável por selecionar os melhores candidatos de acordo com a nota do ENEM, o número de bolsas e a opção de curso prioritária de cada estudante. O resultado poderá ser conferido no mesmo portal de inscrições: basta informar os seus dados para entrar no sistema, onde você poderá conferir todas as informações e a sua colocação na lista dos selecionados.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Os selecionados no PROUNI deverão comparecer na instituição em que passaram para efetuar a matrícula, dentro do prazo estipulado pela própria instituição. Em mãos deverá ter seus documentos pessoais, além daqueles que comprovam sua renda, sua escolaridade e outras condições informadas na inscrição.

Na lista de espera poderão participar apenas os candidatos que não foram selecionados em nenhuma de suas opções de curso, ou apenas na segunda. No entanto, concorrerão apenas para a primeira opção. Se inscreva no dia 30!

Comente (será moderado)