1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Nota de corte Fies 2017 – Cursos e Inscrições

Realizar um curso superior é o sonho de milhões de brasileiros, mas muitos não conseguem realizar. Dessa forma é necessário encontrar formas para ingressar no ensino superior. Há alguns anos o Governo Federal lançou programas de acesso à educação de qualidade, como o Fies. Aqui vamos explicar tudo sobre esse sistema de bolsas de ensino.

Fies 2017

O Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) foi é um dos programas de acesso ao ensino superior do Governo Federal, assim como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) e o Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

Embora tenha se tornado popular a pouco tempo, o Fies existe desde 1976, criado no Governo Militar. Ele oferece oportunidades em faculdades espalhadas por todo o território nacional.

Nota de corte Fies 2017 - Cursos e Inscrições

Nota de corte Fies 2017 – Cursos e Inscrições. Imagem:divulgação

O Brasil passou por uma mudança no Governo Federal em 2016, e surgiram diversas dúvidas envolvendo a continuidade dos programas assistenciais.

O Fies foi mantido para 2017, embora tenha passado por algumas mudanças. O processo para conseguir uma vaga ficou mais complicado, com a documentação sendo analisada mais a fundo. A taxa de juros será mantida, pois em 2016 subiu de 3,4% para 6,5%.

Quem pode participar do Fies em 2017?

Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Fies é fundamental que a pessoa tenha realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior. Além disso, é preciso ter atingido ao menos 450 pontos na redação, e claro, quanto maior for a nota, mais chances terá de ganhar uma bolsa. O candidato também não pode ter diploma de curso superior. Outro requisito para ganhar uma bolsa do Fies é estar dentro da faixa de renda permitida.

Acesse e saiba mais informações: ENEM 2017 – Inscrições, provas e redação

Inscrições Fies 2017

Quem deseja iniciar o estudo superior através do Fies terá a oportunidade duas vezes em 2017. A primeira delas acontece em fevereiro e a segundo é em junho. O Fies é controlado pelo MEC (Ministério da Educação), e as inscrições deverão ser realizadas em seu site. Para isso o candidato deverá informar o seu número de participação no Enem, e aguardar o fim do período de inscrições.

Quem for aprovado será chamado para comparecer na instituição onde ganhou o benefício. Para ficar com a vaga é preciso comprovar as informações descritas anteriormente. Quem não apresentar todos documentos exigidos, poderá perder a vaga.

                              ⇒ Inscrições Fies 2017 vão de 07 de fevereiro a 10 de fevereiro ⇐

Cursos disponíveis com o Fies

O Fies disponibiliza bolsas para diversos cursos, formando profissionais em variadas áreas de atuação. São ofertadas bolsas de Odontologia, Jornalismo, Pedagogia, Matemática, História, Geografia, Português, Direito e muitas outras.

Acesse e saiba mais informações: Quer cancelar o FIES? Temos o passo a passo!

Benefícios de participar do Fies

A grande vantagem de participar do Fies é realizar uma faculdade sem pagar as mensalidades totais. O programa é dividido em três fases, e todas contam com taxas de juros, pagas a cada três meses.

A primeira é chamada de Fase de Utilização, quando o aluno está estudando. Em seguida vem a Fase de Carência, que inicia após o fim do curso e dura 18 meses. Por fim a Fase de Amortização, onde o financiamento é pago. Realizar um curso superior é fundamental para ganhar um bom salário, quem não estuda fica parado no tempo.

Qual a nota de corte Fies em 2017?

A nota mínima para participar do Fies em 2017 é 450 pontos. Para conseguir uma vaga é necessário estar atento, todos os dias o MEC divulga um ranking com os classificados. A nota de corte varia de acordo com o curso procurado. A faculdade de Psicologia, por exemplo, é uma das mais buscadas, elevando a nota.

nota de corte para o Fies

nota de corte para o Fies. Imagem:divulgação

Número de vagas do Fies em 2017

O número de vagas oferecidas para o Fies varia a cada ano, e é decidido em acordo com as faculdades participantes. Em 2014 foram liberadas 732 mil vagas, em 2015 apenas 278 mil e em 2016 foram 212 mil vagas. Para 2017 a expectava é que sejam ofertadas aproximadamente 190 mil bolsas.

Acesse e saiba mais informações: 2ª via do boleto Fies – Passo a passo para emitir!

Faculdades participantes do Fies

O Fies conta com diversas faculdades parceiras, espalhadas pelo território nacional. Se você deseja iniciar os estudos em um curso superior, provavelmente tem uma faculdade com Fies perto de você. A PUC (Pontifica Universidade Católica), a Faculdade Mauricio de Nassau e a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) são algumas das opções.

Comente (será moderado)