1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Mudanças no Enem 2017

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 pelo ministério da Educação, para que os alunos de ensino médio de escolas públicas e privadas fossem avaliados sobre o que aprenderam nos últimos anos do ensino médio nas diversas áreas como português, matemática, ciências sociais, geografia, química, física, atualidades, história, sociologia, dentre outras matérias.

Mudanças no Enem 2017

Mudanças no Enem 2017. Imagem:divulgação

No seu início ele foi projetado como uma forma de exame nacional, ou seja, era destinado a avaliar o rendimento e aproveitamento de ensino dos alunos do ensino médio de rede pública e privada, e com o passar dos anos, o ENEM passou a servir como exame vestibular nacional, ou melhor dizendo, como porta de entrada para as Universidades públicas e diversos outros programas governamentais como PROUNI, FIES, SISU, dentre muitos outros…

E devidos a este motivo, a reestruturação da prova do ENEM se faz necessária, e foi criado um projeto para que todo o programa seja reformulado já para a prova do ENEM de 2017.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Documentos para inscrição

Quais as mudanças que ocorrerão no ENEM 2017?

De acordo com o Ministro da Educação Mendonça Filho, a principio somente a estruturação pedagógica que precisa ser reformulada e não ás matérias em si, estas ainda continuam as mesmas. Então o aluno que irá prestar o ENEM 2017, poderá continuar estudando todas as matérias normalmente.

Mudanças no Enem 2017

Mudanças no Enem 2017. Imagem:divulgação

Ainda sim, não está certo o que irá mudar ou não no ENEM 2017, algumas mudanças propostas são as flexibilização das matérias (O aluno poderá escolher o que irá prestar), se a prova deverá continuar sendo aplicada  em 2 dias ou somente 1dia, se é possível que o aluno realize o ENEM via computador, dentre outras mudanças propostas.

Na data do dia 18 de Janeiro (quarta-feira), foi aberta pelo Ministério da Educação (MEC) uma consulta pública para que todos possam visualizar e opinar sobre o ENEM 2017 e suas mudanças, onde foi possível o internauta opinar sobre as mudanças propostas.

Estas mudanças prejudicarão os estudantes do ensino médio?

O que irá mudar é somente a estrutura da prova, as matérias ainda são as mesmas, então é necessário que o estudante estude as matérias e fique sempre atualizado. Ainda poderão utilizar as notas para entrarem em universidades públicas e programas como PROUNI, FIES, SISU.

Estas mudanças estão sendo propostas para que o ENEM se adeque a função que exerce atualmente de vestibular Nacional, estas mudanças não  devem acarretar nenhuma alteração ou queda no nível da prova, então fiquem atentos as novas mudanças, pois ainda estão sendo aprovadas.

Mudanças no Enem 2017

Mudanças no Enem 2017. Imagem:divulgação

Além destas mudanças, desde 2015 o ENEM pode emitir o certificado de ensino médio para pessoas que não puderam concluir o ensino médio na idade apropriada ou já possuem alguma certificação de conclusão em outros exames, que em 2017 será diferenciado e desmembrado, onde somente alunos ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) poderão solicitar o certificado de ensino médio.

Mas alunos treineiros poderão continuar a participar do ENEM sem nenhuma restrição.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Fies 2017

Quem pode solicitar a certificação do ensino médio?

  • Deverá possuir mais de 18 anos
  • Deverá atingir 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento do ENEM
  • Mínimo de 500 pontos na redação

E poderá solicitar o certificado através da secretaria de educação pelo site,  www.educacao.sp.gov.br, ou através da diretoria de seu município. Para mais informações sobre o certificado do ensino médio poderá acessar o site http://www.educacao.sp.gov.br/.

Porem vale lembrar que as mudanças do ENEM 2017 ainda não foram aprovadas, portanto fiquem atentos as novas regras que serão implementadas  para o ENEM 2017 através do site http://enem.inep.gov.br/, não deixem de participar do fórum enem.descomplica.com.br, que trás informações sempre atualizadas sobre o Exame Nacional (ENEM).

Comente (será moderado)