1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Já renovou seu contrato do Fies? Veja como!

Quem tem o FIES (Financiamento Estudantil) deve ficar atento ao período de renovação de contrato. Esse processo de renovação é também chamado por Aditamento e existem duas formas de fazer esse aditamento, o simplificado e o não simplificado. Confira aqui como fazer cada um e veja qual é o melhor para você.

Aditamento FIES 2017

O Aditamento nada mais é do que a confirmação da renovação do contrato, ele deve ser realizado a cada 6 meses ou a cada semestre do curso de graduação. É muito importante que você faça o aditamento do FIES pois ele vale como documento judicial comprovando que o aluno ainda quer continuar fazendo o curso superior.

Aditamento FIES 2017

Aditamento FIES 2017. Imagem:divulgação

Os valores e todas as informações referentes ao contrato não são alterados no sistema simplificado, é atualizado apenas os dados pessoais e os valores dos semestres. O prazo para o aditamento começou no dia 10 de agosto e vai até o dia 31 de outubro de 2017.

Como fazer o aditamento do FIES 2017?

É importante saber que existem duas maneiras de fazer esse aditamento, aqui você confere como fazer cada uma das duas maneiras e vai poder ver qual é a melhor de acordo com o que você precisa, confira.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Documentos para inscrição

Aditamento simplificado FIES 2017

O aluno deverá procurar a CPSA que fica localizada na sua instituição de ensino e é nesse local que você vai solicitar a renovação do contrato. O Aluno irá receber um e-mail do FNDE informando que a solicitação de renovação do contrato já foi liberada e que é possível prosseguir com o procedimento.

Aditamento FIES 2017

Aditamento FIES 2017. Imagem:divulgação

O procedimento consiste em:

  • Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/
  • IInformar o CPF, senha e código de ativação.
  • Conferir e confirmar os dados.
  • Após a confirmação o aluno tem até 20 dias a partir da data da confirmação da solicitação para validar todas as informações. NO caso de informações incorretas é preciso ir até a CPSA para que sejam feitas as correções e refazer o processo novamente.
  • Após a confirmação dos dados é preciso ir até a CPSA e pedir o seu Documento de Regularidade de Matrícula, que deve ser assinado pelo presidente ou pelo vice presidente da comissão.
  • Com o Documento de Regularidade de Matrícula assinado é preciso ir, em até 10 dias, até a instituição financeira com o fiador, caso tenha, para formalizar todas as atualizações.
  • Após isso o aluno deve imprimir o comprovante. O aluno recebe um e-mail de confirmação de solicitação de renovação de contrato.

Acesse e saiba mais informações: Calendário Fies 2017

Aditamento não simplificado FIES 2017

As vezes pode acontecer que após a solicitação de aditamento e de toda a conferencia de informações, o aluno perceba que houve alguma alteração de dado e nesse caso o aluno vai precisar rejeitar a solicitação e procurar a CPSA para ver se existe alguma pendencia no contrato, nesse caso é preciso fazer o aditamento não simplificado.

Fies 2017. Imagem:divulgação

Os aditamentos não simplificados apresentam alterações nos valores, informações de alteração de renda ou alterações em outros dados importantes. Depois de fazer a regularização junto com o agente financeiro, o aluno vai ter que ir até a CPSA e entregar uma cópia do Termo Aditivo. Tanto o aluno, quanto o fiador, deverão apresentar alguns documentos para a regularização. No caso do aluno é necessário levar até a CPSA e ao banco:

1- Documento original e cópia de identificação;

2-  Comprovante original e cópia de residência atualizado;

3- Certidão de casamento original e cópia da, CPF e documento de identificação do cônjuge, em caso de alteração do estado civil do estudante após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento;

4- termo de concessão ou termo mais recente de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, em caso de obtenção desse benefício após a contratação do financiamento ou realização do último aditamento, também o original e a cópia.

O fiador deverá levar ao banco:

1- Documento de Identificação;

2- CPF original;

3- certidão de casamento, original e cópia, CPF e documento de identificação do cônjuge, caso tenha.

4- Comprovante de residência original e cópia.

5- comprovante de rendimentos, em caso de alteração de renda, inclusão ou substituição de fiador do contrato de financiamento, também o original e a cópia.

Fique atento e não deixe de fazer a sua renovação.

Comente (será moderado)