1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/2

Criado em 2010, pelo Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um processo seletivo que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior.

Inscrições Sisu

As inscrições para o segundo semestre do Sisu aconteceram entre os dias 29 de maio e 01 de junho na página do Sisu sisu.mec.gov.br. Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem de 2016 e tenham obtido na redação nota que não seja zero.

Inscrições Sisu

Inscrições Sisu. Imagem:divulgação

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos.

Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

Acesse e saiba mais informações:

Sisu 2017 Lista de Espera

Os candidatos que não conseguiram garantir uma vaga em nenhuma de suas duas opções na chamada regular podem participar da lista de espera do Sisu 2017. Todos aqueles que foram selecionados em sua segunda opção de preferência podem participar da lista de espera, tendo feito a matrícula ou não.

Inscrições Sisu

Inscrições Sisu. Imagem:divulgação

O prazo para participar da lista de espera vai do dia 05 até o dia 19 de junho. O candidato deve demonstrar interesse em participar da lista de espera e a convocação para ela é feita, exclusivamente, por cada instituição. O estudante deve, portanto, acompanhar essas oportunidades nas próprias instituições em que optou como 1ª opção.

A Lista de Espera SiSU 2017 é geralmente atualizada logo após o fim do período de inscrições – pelas próprias universidades. Os interessados em ingressar no ensino superior também podem contar com outras opções através de programas do Governo Federal como o ProUni 2017 e o Fies 2017.

ProUni 2017

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) é um dos grandes programas do governo a oferecer bolsas para estudantes de todo o país. O processo de seleção e de inscrições ProUni 2017 serão similares às edições anteriores em 2017.

Prouni 2017

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Para conseguir uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%) é necessário que os alunos tenham uma renda familiar mensal bruta per capita de, no máximo, três salários mínimos. No caso específico de quem quer uma bolsa integral, essa renda não pode passar de 1,5 salário mínimo. Para saber mais sobre o ProUni, acesse o site: siteprouni.mec.gov.br.

Sisu Cursos

A lista de cursos disponíveis no Sisu contempla bacharelados, licenciaturas, tecnólogos e Área Básica de Ingresso – ABI (em que o estudante cumpre um ciclo básico e escolhe a habilitação mais tarde). São 238.397 vagas, distribuídas entre 131 instituições públicas de ensino superior.

Acesse e saiba mais informações:

Fies 2017

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa também criado pelo Governo Federal do qual estudantes universitários de instituições privadas que precisam de empréstimos podem financiar seus cursos superiores.

Todo o processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela internet – essa é a única forma de participar do processo de seleção Fies.

Fies 2017

Fies 2017. Imagem:divulgação

Esse processo através do Fies, assim como o SiSU, é gratuito. Todas as vagas não preenchidas na chamada regular também serão disponibilizadas em uma lista de espera Fies 2017.

Mais informações sobre o processo de inscrições do Fies 2017 devem ser obtidas no site: sisfiesportal.mec.gov.br.

Critérios de desempate

Se dois candidatos concorrendo à mesma vaga obtenham a mesma quantidade de pontos no Enem, o Sisu faz o desempate automaticamente, considerando a maior nota alcançada nas provas do Enem, na seguinte ordem:

  • Redação
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias

Hoje praticamente todas as vagas das Universidades, Institutos Federais e Estaduais são distribuídos através do Sisu.

Comente (será moderado)