1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.544 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inscrições Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova que, inicialmente, foi desenvolvida pelo Ministerio da Educação (MEC) com a finalidade de avaliar o desempenho dos estudantes do ensino médio. É a partir da prova que é possível calcular a média nacional dos estudantes brasileiros.

Ao decorrer dos anos e com o surgimento de novos programas do Governo Federal, o ENEM passou a ter outras finalidades, além da média nacional.

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017. Imagem:divulgação

Hoje, o exame é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. É a partir da nota que o aluno obteve no Enem que é possível se candidatar aos programas que ofertam bolsas de estudo do Governo Federal.

O exame acontecia basicamente da mesma forma todos os anos, no entanto, para está edição algumas mudanças vão acontecer. As opiniões sobre essas mudanças ficaram divididas. Enquanto alguns afirmaram terem gostado das mudanças, outros se sentiram prejudicados. A seguir você vai ficar por dentro de tudo o que mudou no Enem.

Enem 2017 – Inscrições

As inscrições para o Enem 2017 aconteceram do dia 8 ao dia 19 de maio. Uma das principais mudanças no exame é que ele não servirá mais como certificação de ensino médio. Essa função volta a ser exclusivamente do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).E como já era espera, com essa mudança, o número de inscritos para o Enem 2017 teve uma diminuição considerável.

Acesse e saiba mais informações: Isenção Enem 2017 – Veja como conseguir!

Enem 2017 – Taxa de Inscrição

Outra mudança para o Enem esse ano é o valor da taxa de inscrição que subiu de R$ 68,00 para R$ 82,00.  De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a alteração do valor da taxa de inscrição corrige o valor pelo índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que não foi aplicado nos anos anteriores.

Enem 2017 – Provas

A aplicação das provas é outra mudança que aconteceu na edição do Enem 2017. Nos anos anteriores as provas aconteciam em um final de semana único, dividindo as matérias entre o sábado e o domingo. Mas desta vez, a prova será aplicada em dois domingos, um seguido do outro. A data já está marcada e vai ocorrer no dias 5 e 12 de novembro.

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017. Imagem:divulgação

Outra mudança no exame foi a ordem das provas. Nesta edição a redação será aplicada no primeiro dia, juntamente com as questões de linguagens e códigos e ciências humanas. O tempo de prova continuará sendo o mesmo, no primeiro dia os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para concluírem todas as questões de múltipla escolha mais a elaboração da redação. No segundo dia os candidatos vão ter 4 horas e 30 minutos para concluírem a prova de ciências da natureza e matemática.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 não terá mais certificação de ensino médio

Enem 2017 – Outras Mudanças para 2017

Além disso, outras mudanças aconteceram, como por exemplo, o caderno de questões, que passa a ter o nome e número de inscrição do participante. Os cadernos continuam tendo cores diferentes, mas não será mais necessário que o candidato informe a cor no cartão-resposta.

Mesmo com todas essas alterações, o Enem continua sendo uma das principais portas de entrada para uma faculdade. Ou seja, a nota do Enem continua sendo utilizada para que o candidato interesse concorra a bolsas de estudos dos programas do governo, como por exemplo: Sisu, Prouni, Pronatec, entre outros.

Para saber todos os detalhes sobre o Enem e os programas do Governo Federal você pode acessar o site oficial do Ministério da Educação que é responsável por essas ações. É por meio dele que você ficará sabendo as datas de inscrições, calendário e quem pode participar de cada programa.

Comente (será moderado)