1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Financiamento estudantil Fies da Caixa – Veja como aderir!

João concluiu os estudos e sentiu nas costas o peso da responsabilidade de ajudar financeiramente em sua casa. Com uma mão dona de casa e um pai desempregado, ele precisou começar a trabalhar muito cedo. O sonho da graduação ficou para depois.

Não havia tempo nem dinheiro para pensar nisso naquele momento, a prioridade era colocar pão na mesa. Assim, João logo ficou atrás intelectual e profissionalmente de seus colegas que seguiram o trilho da vida e escolheram um curso de graduação para estudar. As portas para o João se fecharam cedo, pelas escolhas que ele fez.

Financiamento estudantil Fies da Caixa

Financiamento estudantil Fies da Caixa. Imagem:divulgação

Essa história é uma ficção, mas poderia ser verdade e certamente é um espelho do que acontece com muitas pessoas em nosso país. No Brasil, todos os anos, muitos jovens acabam os estudos tradicionais do ensino médio e não continuam na vida estudantil, desistindo de um ensino superior de qualidade.

Financiamento estudantil Fies da Caixa

Financiamento estudantil Fies da Caixa. Imagem:divulgação

As razões para isso pode variar desde indiferença até falta de condição financeira para arcar com as altas mensalidades de instituições particulares.

Com a responsabilidade de garantir direitos iguais a todos e promover alternativas de acesso a faculdades particulares ou públicas ao jovem que quer um diploma de graduação, o governo federal estimula iniciativas de empréstimo e financiamento estudantil no nosso país.

Acesse e saiba mais informações: FIES 2017 – Fique ligado nas novas regras!

Passo a passo para aderir o programa

O Fies (Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que se configura como uma opção de financiamento dos estudos de jovens que entram na faculdade privada, mas não consegue pagar as mensalidades mês a mês.

É o caminho mais rápido para chegar na universidade, pois financia a graduação, em instituições particulares, de alunos que não têm condições de arcar com os custos desse serviço.

Financiamento estudantil Fies da Caixa

Financiamento estudantil Fies da Caixa. Imagem:divulgação

O público alvo são os alunos de cursos presenciais de graduação privados cm avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que estão ativos em instituições de ensino superior participantes do Programa.

Para participar, é preciso que o interessado não tenha ainda terminado um curso superior, tenha renda familiar per capita de até 2,5 (dois e meio) salários mínimos e comprove participação nas edições do ENEM a partir de 2010, com nota mínima de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos na média das provas e nota distinta de zero na redação.

Acesse e saiba mais informações: Veja como se inscrever no Enem 2017

Confira o passo a passo para se inscrever sem dificuldade

Realize sua inscrição no Processo Seletivo por meio do Sistema de Seleção do Fies – Fies Seleção, no site oficial http://fiesselecao.mec.gov.br. Neste endereço eletrônico, será possível visualizar o resultado de sua pré-seleção referente à chamada regular, além de ver a lista de espera para os alunos.

Financiamento estudantil Fies da Caixa

Financiamento estudantil Fies da Caixa. Imagem:divulgação

Quando acabar o prazo de inscrição no Sistema Informatizado do Fies – Sisfies, você não pode se esquecer de confirmar seus dados na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) de sua IES em, no máximo, dez dias, que serão estabelecidos a partir do dia seguinte ao da finalização da sua inscrição. Você também irá mostrar alguns documentos especificados pelo órgão para efetuar a contratação do financiamento.

Em um último passo, é imprescindível que você formalize a contratação indo, em até dez dias, pessoalmente na Caixa para validar a contratação do financiamento. O tempo começa a contar a partir do 3º dia útil depois da data de validação da inscrição pela CPSA.

Acesse e saiba mais informações: Taxa de juros FIES 2017

Benefícios do Fies 2017

Atrativo, o Fies conta com juros de apenas 6,5% ao ano. Enquanto você estiver fazendo o curso, você irá desembolsar, a cada três meses, o valor máximo de R$150,00, destinado ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Quando você se formar e o curso for concluído, haverá um prazo de 18 meses de carência. Esse tempo citado exigirá pagamento de, no máximo, R$ 150,00.

Financiamento estudantil Fies da Caixa

Financiamento estudantil Fies da Caixa. Imagem:divulgação

Os alunos que têm interesse no financiamento podem fazer a inscrição de graça e pela internet, por meio do Sistema de Seleção do FIES – Fies Seleção, no endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br . É preciso aguardar o calendário que será disponibilizado no próprio site oficial.

O Governo Federal, através do Ministério da Educação, a Caixa e a iniciativa privada tornam realidade o sonho de muitas pessoas voltarem à sala de aula. Essa parceira faz possível o acesso à graduação para muitos estudantes, oportunizando a democratização da educação no Brasil.

Comente (será moderado)