1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Fiador Fies 2017 – Veja as novas regras!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001.

Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Fies 2017

Fies 2017. Imagem:divulgação

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior.

O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.

Acesse e saiba mais informações: Simulador Caixa Fies 2017

Fies 2017

O Fies é uma alternativa para aqueles que possuem o sonho de conseguir uma qualificação no ensino superior e não tem condições financeiras para arcar com os valores integrais das mensalidades. A cada ano o número de interessados em participar do programa aumenta, assim como as Instituições parceiras.

Fies 2017. Imagem:divulgação

Desde 2010 o FIES passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES).

Fiadores Fies 2017

Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.

Fiador Fies 2017

Fiador Fies 2017. Imagem:divulgação

Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

Requisitos para ser fiador do Fies 2017

  • Renda do fiador seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, considerados os descontos de pontualidade e de caráter coletivo oferecidos pela IES;
  • No caso de estudantes beneficiários de bolsa parcial do ProUni, o (os) fiador (es) deverá(ão) possuir renda mensal bruta conjunta pelo menos igual à parcela mensal da semestralidade, observados os descontos regulares e de caráter coletivo oferecidos pela IES, inclusive aqueles concedidos em virtude de pagamento pontual.

Acesse e saiba mais informações: Já renovou seu contrato do Fies? Veja como!

Fies 2017 quem pode ser fiador?

  • Quem não é cônjuge ou companheiro (a) do aluno;
  • Que não é estudante beneficiário do Programa de Crédito Educativo (PEC/CREDUC), a não ser que já tenha quitado a dívida;
  • Ser cidadão brasileiro, ao menos que se trate de um cidadão português e que siga as diretrizes do Decreto n° 3.927 de 2001;
  • Que não seja beneficiário do Fies 

Tipos de fiança

  • Fiança Convencional: é aquela prestada por até dois fiadores cuja renda seja igual ao dobro do valor da mensalidade paga pelo estudante, considerados os descontos de pontualidade e de caráter coletivo oferecidos pela IES.
  • Fiança Solidária: é quando um grupo de fiadores deverá ser constituído na mesma agência do agente financeiro escolhido, reunidos em grupo de 3 a 5 participantes não sendo exigida a comprovação de rendimentos. Os estudantes deverão obrigatoriamente ser da mesma IES e do mesmo local de oferta do curso. Os estudantes não poderão ser do mesmo grupo familiar e ficarão restritos a oferecer essa modalidade a apenas um grupo.

Inscrição Fies 2017

Caso esteja interessado em participar do programa Fies, acompanhe o passo a passo para sua inscrição:

-O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados.

– O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

Inscrições Fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Veja como consultar o saldo devedor do FIES

– Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição.

– Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Contatos:

www.sisfiesportal.mec.gov.br

0800-61-61-61

Comente (será moderado)