1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8.657 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Enem 2017 não terá mais certificação de ensino médio

O término da utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que a pessoa pudesse tirar a certificação do ensino médio provocou diminuição expressiva na quantidade inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio.

Se formos avaliar a média de pessoas inscritas nos últimos três anos (2014 a 2016), cerca de 994 mil participantes do Exame Nacional do Ensino Médio se inscreveram nesse processo com a intenção de conquistar o diploma de conclusão do ensino médio através do Enem.

Em 2017, 8,6 milhões de participantes se inscreveram no teste sendo que desse montante de inscritos 1.076.092 especificaram que a intenção era a de conquistar o diploma do ensino médio através da prova. Porém, só 7,7% tiveram êxito nesse exame.

Nova forma de certificação no Ensino Médio

A partir desse ano de 2017, as pessoas vão poder ter o diploma do Ensino Médio através do Encceja (Exame Nacional de Certificação De Competências de Jovens e Adultos). O Encceja não aconteceu em 2016, pois na época, o Inep declarou que a nova gestão “assumiu a pasta sem encontrar previsão de realização do exame”.

Enem 2017

Enem 2017. Imagem:divulgação

Porém, nesse ano de 2017, com o fim da emissão da certificação por meio do Exame Nacional do Ensino Médio Enem a realização da prova está prevista, mas a data não foi divulgada.

Inscrições no Enem 2017

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 começaram no dia 8 de maio e vão até o dia 19 de maio. Os interessados poderão fazer a sua inscrição através do site www.enem.inep.gov.br/participante.

Taxa de inscrição Enem e isenção do Enem

A taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio Enem pode ser isenta em casos aonde a pessoa é de família de baixa renda e estudou o Ensino Médio todo em colégios públicos ou foi bolsista de 100% em colégios particulares.

Enem 2017

Enem 2017. Imagem:divulgação

Também serão isentos da taxa de inscrição estudantes que completam o Ensino Médio na rede pública de ensino em 2017 e que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. Os bolsistas 100% em escolas particulares que completam o Ensino Médio em 2017 também conquistam a isenção.

Já quem fora pagar a taxa precisa gerar um boleto no valor de R$ 82,00 (a taxa mais Acra da história do Enem) e fazer o pagamento até o dia 24 de maio. Se o pagamento não for realizado a pessoa não pode fazer o Enem.

Para que serve o Exame Nacional do Ensino Médio?

O Exame Nacional do Ensino Médio nasceu com o objetivo de testar o conhecimento dos estudantes que se formaram no Ensino Médio. No entanto, com o tempo, a prova ficou cada vez mais parecida com um vestibular e passou a tomar lugar desse teste de ingresso em muitas universidades públicas e privadas do Brasil.

Fora isso, as notas do Enem podem apontar que a pessoa tem conhecimento suficiente para ter o direito de conquistar o diploma do Ensino Médio. No entanto, para fazer a prova e ter o diploma do Ensino Médio é necessário ter mais que 18 anos.

Enem 2017

Enem 2017. Imagem:diuvlgação

O Exame Nacional do Ensino Médio também é muito usado pelas pessoas que estão querendo uma vaga no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que é um programa do Governo Federal que ajudam com bolsa de 100% ou 50% pessoas que foram bolsistas da rede particular no Ensino Médio (100% de bolsa ) e pessoas que estudaram o Ensino Médio todo em escola pública a terem acesso a uma faculdade.

O Exame Nacional do Ensino Médio também é pré-requisito para a pessoa que quiser uma vaga no Fies e ainda é usado como processo seleção do Ciência sem Fronteiras, que é outro programa federal, mas que nesse caso leva a pessoa a estudar fora do Brasil.

Comente (será moderado)