1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

ENEM 2017 – Inscrições, provas e redação

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho do estudante no final do Ensino Médio. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio.

O Enem é a principal porta de acesso ao Prouni (Programa Universidade para Todos), uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que contempla os melhores classificados no Exame com vagas ou bolsas de estudos em instituições públicas ou privadas de ensino superior. A prova também utiliza as notas do Enem para avaliar os candidatos em outros programas educacionais como Fies, Sisu e ProUni.

Inscrições Enem 2017

As inscrições para o Enem 2017 ainda não começaram. Geralmente, as inscrições para o Enem 2017 começam a partir do mês de maio. A inscrição é feita exclusivamente via internet no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

Para se inscrever, os candidatos devem ter em mãos CPF e RG, informar um número de celular ou de telefone fixo válido e cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser utilizado por outro participante no formulário online. Para acessar a página de inscrição o candidato deve cadastrar uma senha, conter entre 6 e 10 caracteres.

Inscrições Enem 2017

Inscrições Enem 2017. Imagem:divulgação

 

A taxa de inscrição é de R$63,00, estudantes que estiverem concluindo o ensino médio são automaticamente isentos da taxa. Também é possível obter isenção da taxa de inscrição através do pedido de carência. Este pedido é feito do final da inscrição. Baseado nas informações prestadas no questionário sócio econômico o Inep avalia se o participante é adequado para o pedido.

Acesse e saiba mais informações: Prouni 2017 – Inscrições, vagas e cursos

Prova Enem 2017

A prova do Enem é composta por 180 questões de múltipla escolha, divididas em 4 cadernos de provas e mais uma prova de redação. O conteúdo é todo o currículo ensinado no ensino médio, seja na rede pública ou particular de ensino.

Prova Enem 2017

Prova Enem 2017. Imagem:divulgação

As provas do Enem são: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Cada prova com 45 questões com 5 alternativas cada.

Redação Enem 2017 (temas de redação)

A redação tem muito peso na prova, pois o candidato que zerar na redação não pode utilizar a nota do Enem para os processos seletivos do MEC como o Sisu ou ProUni, por exemplo.

O Inep, mantém em sigilo absoluto o tema da prova de redação do Enem até o momento da prova. O exame sempre busca discutir e tratar temas atuais e sociais com foco em assuntos do país, intertextualizando com o que ocorre no mundo.

Redação Enem 2017

Redação Enem 2017. Imagem:divulgação

A dica para garantir uma boa redação é treinar, escrever muito, no mínimo uma redação por semana, assim você estará mais preparado e se sentirá mais seguro durante a realização da prova do Enem.

Para conquistar boas notas no Enem 2017 é muito importante, além de muito estudo, estar informado e atualizado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Por isso, fique atento a tudo, leia jornais, revistas, acompanhe blogs, portais noticiosos e sites jornalísticos.

Acesse e saiba mais informações: Resultado ENEM 2016 – Veja sua nota agora mesmo!

Fies 2017

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do Ministério da Educação, destinado a financiar a ensino superior de alunos que não possuem condições financeiras de arcar com todo o custo da faculdade. Os alunos matriculados em cursos superiores que possuam avaliação positiva nos processos do Ministério da Educação podem recorrer ao FIES 2017.

O FIES 2017 pode ser solicitado em qualquer época do ano. As inscrições para o FIES são totalmente gratuitas e realizadas exclusivamente online, por meio do Fies Seleção, no endereço eletrônico www.fiesselecaoaluno.mec.gov.br.

Comente (será moderado)