1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos)
Loading...

Como conseguir o Fies 2017

O fundo de financiamento estudantil é um programa criado pelo governo federal em parceria com os dois maiores bancos públicos do país, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, com o objetivo de permitir que alunos de instituições superiores possam terminar seus estudos, obtendo financiamento com juros baixos e prazo longo para começar a pagar.

O beneficiário do FIES paga a cada 3 meses apenas os juros do financiamento, e após 18 meses de sua formatura começa a pagar as parcelas devidas ao banco que tenha financiado seu curso.

FIES 2017

Antes do ano de 2015, o estudante do FIES não precisava ter prestado o ENEM para conseguir o financiamento. Mas no primeiro semestre de 2015 ocorreram mudanças nas regras, sendo que a partir deste semestre se tornou obrigatório que o candidato tenha prestado o ENEM em qualquer ano após 2011, quando o novo ENEM foi lançado.

fies 2017

FIES 2017. Imagem:divulgação

Para se enquadrar à nova regra, além de ter prestado o exame, ainda é necessário que o candidato tenha conseguido nota igual ou superior a 450 pontos na parte objetiva, e nota superior a zero na redação. De outra forma, não é possível nem mesmo se inscrever.

Inscrições Fies 2017

As inscrições são feitas online pelo sistema do financiamento, e o candidato já deve estar matriculado regularmente em um curso de nível superior em universidade, faculdade ou centro universitário particular. Não é permitida a inscrição de pessoas que não possuam matricula ativa.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Fies 2017 – Aditamento

FIES 2017 – Quem pode participar?

Ao todo são oferecidos 3 tipos de financiamento estudantil. O total, de 100% do valor da mensalidade, o parcial de 75% e o parcial de 50% do valor. Para se enquadrar em um dos perfis o candidato deverá:

  • Possuir renda familiar total de até 10 salário mínimos para bolsa de 100%
  • Possuir renda familiar total de até 15 salários mínimos para bolsa de 75%
  • Possuir renda familiar total de até 20 salários mínimos para bolsa de 50%
Inscrições Fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

Acesse e saiba mais informações: Como retirar o seu boleto Fies 2017

Não podendo participar do Fies quem possua renda superior a 20 salários mínimos, independente de quantos membros existam no grupo familiar, ou estudante que já tenha conseguido o financiamento anteriormente e o tenha perdido, ou tenha se formado.

Além disso, o estudante deverá possuir fiador sem restrição no nome, e apresentar junto ao banco todos os documentos pessoais necessários para comprovação de cadastro. Lembrando que o Banco do Brasil exige a abertura de conta estudantil para o pagamento do Fies, enquanto a Caixa efetua a cobrança por meio de boletos.

2 Comentários

  1. Michel Fernandes Feres disse:

    Quem já se formou, sem ter lançado mão de FIES, pode fazer um segundo curso utilizando o FIES???
    Obrigado

  2. junior disse:

    conclui os estudos em 2007 . eu preciso fazer o enem?

Comente (será moderado)