Calendário Fies 2017

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) custeia de 50% a 100% das mensalidades de estudantes de instituições privadas de ensino superior. Candidatos de cursos de formação de professores, da área de saúde e de engenharia têm prioridade na liberação do financiamento e na renovação do contrato.

Em 2017, a expectativa é que o Ministério da Educação (MEC) libere mais 300 mil novos contratos. No momento, está aberto o período para renovação de contratos realizados até 31 de dezembro de 2016.

Calendário Fies 2017

Por ano são abertos dois períodos de inscrição, um em cada semestre. Em 2017, o primeiro período para solicitar o Fies 2017 deve acontecer em fevereiro. Para se inscrever, é preciso que o curso do estudante tenha recebido avaliação positiva realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior- SINAES e que o candidato tenha a nota mínima de 450 pontos do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), além de ter tirado nota acima de zero na redação.

Calendário Fies 2017

Calendário Fies 2017. Imagem:divulgação

Cursos com nota 5 na avaliação das universidades terão maior probabilidade de receber o financiamento. Nos cursos com notas menores, 3 e 4, será levado em consideração o critério de região, já que a prioridade é para as regiões Norte e Nordeste. Além disso, a renda da família deve ser no máximo de 3 salários mínimos.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017

Inscrições Fies 2017

Para se inscrever, basta realizar o cadastro no Sistema Fies no link http://sisfiesaluno.mec.gov.br. Primeiro, o estudante deve digitar os seus dados pessoais como o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e no final escolher uma senha pessoal para acesso ao sistema.

fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

Após o cadastramento, o candidato deve realizar a sua inscrição e caso essa seja aceita, ele deve comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, órgão validador que funciona na própria instituição de ensino superior, em que o estudante está matriculado, em até 10 dias corridos.

Documentos para novos contratos do Fies 2017

Com a validação da documentação, o candidato escolhe umas das instituições financeiras do Fies 2017, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, para dar entrada no pedido e depois no contrato do financiamento estudantil, levando todos os seus documentos pessoais e os documentos pessoais do seu fiador. Para isso, o universitário tem somente 10 dias corridos. É necessário ficar atento aos prazos para não correr o risco de perder o financiamento do Fies.

Inscrições Fies 2017

Inscrições Fies 2017. Imagem:divulgação

A taxa de juros cobrada no financiamento é de 6,5% ao ano e o pagamento é facilitado. O período para novos cadastros deve ser realizado no início do ano de 2017 e também no início do segundo semestre, além disso, alunos que já possuem contrato podem contar com o período de renovação.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Como funciona, regras, fiador e cadastro

Cursos do Fies 2017

Tem prioridade para o financiamento estudantil, os cursos da área de saúde, de formação de professores e de engenharia. No site oficial do Fies 2017 do Ministério da Educação, é possível consultar os principais cursos do Fies em 2017 e também os requisitos para a solicitação do contrato.

Cursos do Fies 2017. Imagem:divulgação

Durante o curso, o estudante deve pagar o valor máximo de até R$ 150,00, a cada três meses. O valor é referente ao pagamento de juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, o aluno terá 18 meses de carência para começar a pagar o financiamento. Durante esse tempo, deve continuar pagando o valor de até R$ 150,00, referente aos juros que incidem sobre o financiamento, a cada três meses.

Após o tempo de carência, o valor financiado pelo Fies pode ser pago pelo estudante em até três vezes o período financiado do curso.